segunda-feira, 1 de junho de 2020

Aprendizados - Gisele Bündchen

A minha experiência com esse livro se não é maior é uma das maiores. Aprendizados me faz refletir sobre mim cada vez que leio mais uma vez, sobre ouvir minha voz interior, sobre fazer coisas que gosto e ser comprometido comigo mesmo e com o que proponho fazer. Gisele fala muito sobre o auto-conhecimento e sobre ferramentas que ela usou pra viver de uma forma mais saudável não só fisicamente. Se inspirar em pessoas que admiramos nos ajuda a lhe dar com nós mesmos, ela me ensinou isso, aprender não é conhecer, conhecer é você saber e aprender é aplicar e vivenciar na vida o conhecimento que se adquiriu.
Aprendi que a qualidade da nossa vida depende da qualidade dos nossos relacionamentos e que eu também só quero permanecer em relações onde haja respeito, confiança e amor. O aprendo que quero enraizar na minha vida que aprendi com esse livro, é está o mais presente possível na minha vida, me observar e observar o que acontece ao meu redor. Que cada um precisa se conhecer e se relacionar consigo mesmo. É um livro incrível e recomendo que leiam. 
________________________________________________________________________

O que poderia ser mais importante do que nos conhecermos profundamente e expandirmos continuamente nosso autoconhecimento? (...) No fim das contas, a relação mais duradoura e mais importante que qualquer um de nós vai ter na vida é com a gente mesmo.
Escolhi a frase acima para iniciar minha resenha, pois ela diz bastante a respeito da obra. Em seu primeiro livro, a über model, até então sempre reservada sobre sua vida pessoal, se abre por inteiro para que o leitor possa adentrar em seu íntimo, conhecendo fatos de sua infância à sua ascensão no mundo da moda.

O livro se divide em oito capítulos, isto é, oito lições, através das quais Gisele conta a sua trajetória.  Sempre disciplinada, ela nos ensina como lida com os obstáculos de sua vida e a maneira como tenta tirar sempre o melhor deles. Tendo saído de casa muito cedo (se mudou para Nova Iorque aos dezesseis anos), ela percebeu que precisava se virar como podia, e tamanha disciplina a ajudou nisso.

Bündchen, porém, explica que precisou de um "despertar" (como ela própria denomina suas crises de pânico que se iniciaram aos vinte anos de idade) para entender o pedido de socorro de seu corpo e de sua mente. Quando procurou ajuda profissional, ao invés de tomar a medicação prescrita, mudou completamente os seus hábitos, dentre os quais cortou o açúcar de sua dieta, parou de fumar e começou a praticar ioga.

Entre inúmeros outros aprendizados, ficamos sabendo, também, como a gaúcha veio a se tornar a modelo mais bem paga do mundo, assim como todos os sacrifícios necessários para progredir na carreira. Ela dá todos os créditos não à sua beleza, até porque, segundo ela, havia muito preconceito no início de sua carreira por seus olhos serem "muito pequenos" e por seu nariz ser "grande demais", mas à sua dedicação e foco. Em suas palavras, Gisele disse a si mesma que devia ser a melhor modelo, mas sempre deu o melhor de si em tudo o que faz.

Acredito que podemos escolher viver no céu ou no inferno bem aqui na Terra. Ambos estão em nossas mentes. Estamos ajudando a criar um ou outro. Você é quem decide se é uma pessoa boa ou má, em vez de deixar os outros decidirem em seu lugar (...) Tem uma frase que adoro que diz que só temos duas maneiras de viver a vida: uma é acreditando que nada é um milagre; a outra é acreditando que tudo é um milagre. A natureza nos mostra que a vida é um milagre. 
Preciso dizer que eu temi que Aprendizados fosse "mais do mesmo". Todos sabemos que muitas obras que nos guiam a um autoconhecimento tendem a nos ensinar os mesmos conselhos para tal. Muitos chegam a prometer métodos infalíveis e decepcionam. Gisele, pelo contrário, cumpre sem nem ao menos prometer: antes mesmo de terminar a leitura, a modelo consegue mudar a nossa forma de pensar acerca de pequenas coisas que mudam o mundo. 

A escrita de Bündchen é bem pessoal, digamos assim. Durante a leitura, eu senti como se estivesse vislumbrando-a em uma conversa comigo, com sua voz rouca e suave. É como se ela buscasse, a todo momento, ter uma mente evoluída e aberta. Sua alma é de uma beleza ainda maior do que a física, e eu posso dizer que fui uma pessoa extremamente feliz durante toda a leitura.

Aprendizados nos ensina a ver a vida sob um aspecto diferente e mais bonito. Nos ensina, também, sobre família, sobre amor, sobre como ser uma pessoa melhor. Todos os nossos relacionamentos, até mesmo a forma como nos relacionamos com o universo, modificam completamente a qualidade de nossas vidas. Eu sinto que Gisele tem ainda muito mais a nos ensinar e espero que sua jornada na escrita não tenha acabado por aqui.
POSTADO POR GLEYDSON . HTTPS://WWW.ACAMPAMENTODALEITURA.COM/2019/11/RESENHA-APRENDIZADOS-GISELE-BUNDCHEN.HTML?M=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário