quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Caminho

Quando estamos seguindo,  é natural não saber o que se pode encontrar pelo caminho e por isso é preciso está preparado para o que está ali adiante no “nosso caminho”, as vezes pode ser uma pedra, ou duas, ou várias, qualquer outra coisa que irá fazer com que observemos o que nos rodeia e por que de aquilo está ali. O “nosso caminho“ é nossa vida e “as pedras ou qualquer outra coisa” são as situações em nossa vida que temos dificuldade e que tomamos pra nós como algo que está atrapalhando e dificultando o nosso seguir. Sabemos que existe pedras de vários tamanhos, de varias formas e de vários pesos... e pra mover uma pedra do seu lugar sabemos também que além de força física é principalmente preciso ter força de vontade para realizarmos uma mudança que consideramos necessária em determinados momentos.

Nós temos escolhas, escolher seguir ou simplesmente estacionar, enfrentar a situação, adiar ou simplesmente desviar e seguir em frente por escolha de não resolver aquilo definitivamente. Sabemos também que existe algo em movimento constante chamado tempo e “esse tempo” também influencia em nossas decisões e em nossa vida. Mas como seguir sem medo e resolver também essas adversidades da vida sem medo? Acho que o ponto crucial é tomar esse “desafio” como um aprendizado necessário para nosso autoconhecimento pois são nos desafios que conhecemos nosso limites, nossos medos e nossas defesas.

Se conhecer é uma forma de deixar de se ver como vitima nas situações e se ver com aprendiz capaz de errar e aprender quantas vezes forem necessárias para não tomar atitudes anteriormente consideradas como erradas  por si mesmo más muitas vezes também consideradas erradas pelos outros. Se conhecer é fazer pra si as próprias opiniões, as próprias escolhas e julgar pra si o certo ou o errado, afinal ninguém é e pensa igual, ninguém vive e sonha igual, o que pode fazer mal a alguém pode fazer bem a mim, e o respeito é algo necessário pra manter a vida em harmonia e equilíbrio.


Ao querer nós conhecermos estamos decidindo seguir um caminho bem difícil pois aí não existe caminho ainda, pois nós mesmos iremos fazendo e trilhando esse caminho ao seguir pra dentro de nós mesmos, conhecendo novos pensamentos e sentimentos que não sabíamos existir, vivendo emoções antes jamais sentidas e aprendendo com elas, aprendo que até em nosso caminho interior existe pedras e outras coisas que é preciso mudar para que sempre ao seguir estejamos preparados pra enfrentar o que aparecer com a sabedoria que adquirimos com nossas experiências em nossos caminhos trilhados, feitos por nós mesmos. Um Caminho só se é feito se caminhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário